sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Cine Chaparral


Rente à Marginal Tietê havia um cinema a céu aberto para automóveis chamado Chaparral. Sempre que voltava da visita que realizava com meus pais aos tios e primos que moravam no bairro da Penha, acabava por avistar, maravilhado, esse cinema e sua imponente tela de exibição, à medida que trafegávamos pela avenida. Como sempre gostei de cinema, por mais de uma vez comentei com entusiasmo que achava muito diferente um cinema ao ar livre e pedia aos meus pais para que fôssemos um dia qualquer assistir um filme lá.
Meus pais diziam: "quem sabe, uma hora dessas". Mas como esse cinema era frequentado majoritariamente por casais e namorados é de se esperar que não tivesse entre os filmes exibidos um "Herbie, se meu fusca falasse", mas películas com personagens apaixonados vivendo suas histórias de amor em Mônaco ou numa praia em Maiorca; seja como for, meus pais ficariam assaz preocupados com o que eu poderia ver dentro dos carros estacionados ao redor, para além do filme na tela. Zelosos que eram, não desejariam que o filho com seus cinco, seis anos, presenciasse algo que pudesse gerar uma torrente de perguntas indiscretas. Naqueles tempos, temas adultos não eram abordados por crianças. Insistências eram devidamente tratadas com um dedo em riste na boca e, caso este valioso recurso falhasse, um tabefe encerrava de vez o assunto. Politicamente incorreto? Pára com isso! Altamente educativo, isso é que era! Seja como for, é bem possível que a entrada de menores no Chaparral fosse proibida, ainda que não o possa confirmar...
Fato é que os anos foram passando, as visitas aos meus tios tornaram-se cada vez mais raras, e os avistamentos desse cinema menos frequentes. Lembro-me de uma vez que, após uma dessas visitas tardias, ansioso por poder olhar uma vez mais aquelas imagens gigantes, me deparei com uma tela apagada, quase invisível à noite no meio de um pátio enorme. Impossível para mim hoje dizer se não havia sessão porque não era dia de exibição ou porque não tinha público suficiente para tal. O que posso afirmar é que, em meados de 1986, o cine Chaparral acabou fechando suas portas, e com elas um capítulo da história das pessoas que o frequentaram e seus pequenos hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário